As estações do ano influenciam diretamente o comportamento de compra dos consumidores. E com os alimentos naturais não é diferente. Por exemplo, durante o inverno, buscamos alimentos que nos aquecem e fortalecem nossa imunidade, enquanto no verão priorizamos opções refrescantes e hidratantes.
Esta mudança sazonal de preferências representa um desafio para os lojistas de alimentos naturais, mas ela pode ser uma oportunidade de vendas!
Ao compreender quais produtos têm maior saída em cada época do ano, é possível otimizar melhor o estoque, reduzir perdas e atrair mais clientes.
Se você quer saber mais sobre como aproveitar essa sazonalidade na sua loja, acompanhe o conteúdo de hoje! Vamos mostrar pra você quais são os produtos com maiores saídas tanto no inverno quanto no verão. Confira!
Alimentos naturais mais indicados em cada estação
Se as estações do ano podem mudar completamente o comportamento do consumidor, é preciso refletir com atenção sobre o que entra e sai da sua loja em cada período, certo?
Para facilitar, confira a seguir algumas dicas do que incluir no seu mix de alimentos naturais ao longo das temporadas que possuem mais evidência no ano.
Inverno
Como dissemos anteriormente, quando as temperaturas caem, cresce a busca por alimentos reconfortantes que aquecem e trazem bem-estar.
Chás como camomila, hortelã e capim-limão ganham destaque absoluto e lideram esse movimento. No entanto, além deles, outros alimentos naturais também entram nessa lista:
- Lentilha e ervilha, perfeitas para sopas e caldos quentinhos em um dia frio;
- Aveia, muito usada em mingaus e receitas quentes para um café da tarde ou da manhã;
- Especiarias como cravo e canela, que agregam sabor e aroma às preparações e que dão todo um sabor a mais sejam em chás ou receitas típicas da estação;
- Farinhas especiais como a farinha de aveia para fazer aquele bolo quentinho para o café da tarde.
Verão
Já no clima quente, o consumidor passa a buscar leveza e praticidade por meio de alimentos que ajudam na hidratação e no equilíbrio do corpo. Ou seja, o foco muda completamente e, nesse caso, os destaques são:
- Chás com ação diurética, como hibisco e cavalinha;
- Sementes funcionais, como chia e linhaça para colocar no iogurte ou na salada;
- Frutas desidratadas, ótimas como snacks saudáveis;
- Petiscos naturais, ideais para um dia a dia mais leve.
Estratégias para organizar seu mix
Agora que você já sabe quais são os alimentos naturais mais indicados para o inverno e o verão, chegou a hora de conhecer algumas dicas para colocar em prática e deixar o seu estoque e venda mais estratégico. Confira:
1. Analise seu histórico de vendas
Revisite os dados dos anos anteriores para identificar padrões. Observe atentamente quais itens ganharam força em cada estação e quais tiveram baixa saída. Essa análise simples já oferece um panorama claro de onde você pode ganhar mais eficiência.
2. Organize seu portfólio conforme o calendário
Monte um cronograma de entrada e saída de produtos por estação. Sabendo o que mais gira no inverno e no verão, você consegue planejar melhor as compras e evita rupturas ou excesso de estoque.
3. Crie kits e combinações sazonais
Agrupar produtos que fazem sentido juntos pode ajudar a aumentar suas vendas. Para isso, crie combinações focadas em cada período, como um kit prático de mingau para noites geladas ou um combo com chás para os dias mais quentes.
4. Ajuste o layout da loja e a comunicação online
Dê destaque aos itens sazonais na sua loja física. No online, valorize esses produtos na vitrine virtual e fale sobre seus benefícios nas redes sociais. O objetivo é educar o cliente, assim você estimula a decisão de compra dele.
5. Cuide da rotatividade dos produtos
Produto parado é sinônimo de perda. Por isso, ajuste a profundidade do seu mix conforme o giro esperado em cada estação. Trabalhe com volumes menores em itens de transição e reforce o estoque dos campeões de venda.
6. Escolha um fornecedor que acompanhe seu ritmo
De nada adianta planejar bem se o seu fornecedor não entrega com agilidade. A Vida em Grãos, por exemplo, é referência nesse ponto: tem variedade e entende as demandas específicas de quem trabalha com alimentos naturais.
Essa é a base que faz tudo funcionar e garante que sua loja tenha o que o cliente procura, na hora certa.
Entenda o ritmo do consumidor e transforme isso em resultado com a Vida em Grãos!
Se tem algo que este conteúdo deixou claro, é que as estações influenciam diretamente as vendas de alimentos naturais.
Quem entende esse movimento e se antecipa a ele consegue reduzir as perdas causadas por mercadorias paradas e aumentar o faturamento com um sortimento muito mais certeiro, além de dar uma experiência de compra para o seu cliente muito mais assertiva.
Se você quer abastecer suas prateleiras com base no comportamento real do consumidor e com o apoio de um fornecedor confiável, a Vida em Grãos pode ajudar nesse processo.
Com variedade, agilidade e procedência garantida, estamos aqui para favorecer o giro da sua loja e apoiar suas decisões com muito mais estratégia.
Entre em contato com um de nossos consultores para saber como nós podemos ser seu parceiro. E você também pode acompanhar mais dicas práticas no nosso Instagram. Estamos te esperando!