Você, dono(a) de loja de produtos naturais, já deve ter percebido como o comportamento do consumidor muda com a chegada do frio, não é mesmo?
Nessa época, cresce a busca por alimentos e bebidas que proporcionem mais conforto e aconchego, fortaleçam a imunidade e aliviem os desconfortos típicos da estação.
Entre todas essas opções, os chás se destacam — e não é à toa. Eles entregam exatamente o que o consumidor procura e, melhor ainda, representam uma ótima oportunidade de lucro para o seu negócio.
De acordo com os dados da consultoria Euromonitor, entre 2013 e 2020, o consumo de chá no país aumentou 25%, quase o dobro da média mundial.
Isso mostra que a demanda está aquecida e você pode (e deve) aproveitar! Por isso, desenvolvemos esse conteúdo pra você que quer aproveitar essa demanda, conhecer os chás mais procurados e impulsionar as vendas neste inverno.
Continue a leitura e confira nossas dicas!
Quais são os chás que mais vendem no inverno e por quê?
Os cinco chás que você verá a seguir combinam benefícios funcionais com uma forte conexão, já que muitos deles são opções consolidadas entre o público.
Eles são os tipos de chás que mais agradam os consumidores. Isso acontece desde o consumidor que busca mais qualidade de vida até aquele que procura alternativas naturais para problemas específicos ou momentos de relaxamento. Veja quais são eles:
1. Hibisco
O chá de Hibisco é rico em antioxidantes e possui ação diurética. Ele é altamente reconhecido por auxiliar na redução da retenção de líquidos e no controle do peso.
O hibisco atrai especialmente o público feminino e pessoas que seguem dietas específicas, como low carb ou detox. Outro diferencial importante é seu forte apelo visual, graças à cor intensa que se destaca nas prateleiras.
2. Capim-limão
O chá de capim-limão é aquele chá para quem gosta de momentos de relaxamento e bem-estar.
Indicado para o consumo noturno ou após as refeições, combina um leve efeito digestivo com a alta procura por parte de clientes que enfrentam estresse ou dificuldades para dormir.
3. Erva-doce
Esse é um clássico das prateleiras. O chá de erva-doce continua sendo um dos mais queridos do público. Sua aceitação é bem alta entre todas as faixas etárias, inclusive entre pais que buscam opções naturais para as crianças.
Além de ter aquele sabor característico que é adocicado naturalmente, ele auxilia na digestão e também no alívio de cólicas.
4. Hortelã
O chá de hortelã é aquele típico chá refrescante e reconfortante ao mesmo tempo, que inclusive, já fez ou faz parte da infância de muitas pessoas. Para quem possui essa memória afetiva, a experiência de tomá-lo se torna ainda mais significante.
Além de toda essa memória, o chá de hortelã traz bem-estar digestivo e efeito descongestionante, o que o torna uma ótima escolha para os dias frios em que resfriados são mais comuns. Além disso, ele é um chá versátil, que pode ser consumido puro ou combinado com outros ingredientes.
5. Camomila
É impossível falar de chás sem falar da camomila. Ela é famosa por seu efeito calmante e antiespasmódico, atrai aqueles clientes que enfrentam ansiedade, insônia ou tensão muscular.
O chá de camomila é lembrado depois daquele dia cansativo, que no fim do dia, a pessoa só quer ter um momento único, com calma. E a camomila pode ser grande protagonista nesses momentos de aconchego.
Por ser um chá extremamente popular, é, sem dúvida, uma das líderes de procura da estação.
Dicas para você deixar a experiência de compra mais satisfatória para o seu cliente
Ter os chás certos no estoque é um passo importante, mas saber comunicar as propriedades deles e dar dicas aos seus clientes deixa a compra muito mais prazerosa para sua clientela, acredite.
Por isso que selecionamos algumas dicas práticas para gerar, de fato, vendas satisfatórias para você e para o seu cliente durante o inverno:
Monte exposições temáticas no PDV: use elementos que remetam à estação (toalhas xadrez, canecas e folhas secas, por exemplo) e agrupe os chás com outros produtos complementares, como mel, gengibre ou biscoitos integrais. Deixe todo o ambiente bem aconchegante, que lembre todo o sentimento que uma boa xícara de chá pode passar.
Crie kits sazonais: combine 2 ou 3 chás com objetivos semelhantes e ofereça como sugestões de presente ou kits de autocuidado. Afinal, quem não gosta de um momento relaxante depois de um dia cansativo, não é mesmo? Inclusive, invista ainda mais nesses kits quando o final de semana se aproxima, já que esse é um momento maior de descanso.
Embalagens bem apresentadas fazem diferença aqui.
Trabalhe com fracionamento: disponibilizar porções menores, como em embalagens de 30g a 50g, facilita a experimentação, reduz barreiras de preço e ainda ajuda a aumentar o ticket médio por variedade. Inclusive, essa dica você também pode usar na venda de temperos!
Eduque o seu consumidor: cartazes, etiquetas informativas ou conteúdos mais educativos em redes sociais, explicando os benefícios de cada chá, também podem ser muito úteis. Lembre-se: cliente informado compra com mais segurança e tende a voltar.
Essa dica também se aplica a você e à sua equipe de vendas: quanto mais bem informados vocês estiverem, maior será a chance de educar o cliente e conduzi-lo à compra. Além disso, quando falamos sobre chás, devemos comunicar aos clientes que ele possui benefícios que vão além da saúde física, ter momentos tranquilos com uma xícara de chá faz bem pra saúde mental também.
Quer ter um inverno com vendas aquecidas? Comece com um fornecedor confiável!
Oferecer os chás certos no inverno e aproveitar a estação para garantir mais consistência nas vendas é uma excelente ideia.
Mas, para isso acontecer, o primeiro passo é contar com um estoque confiável, com produtos frescos, variados e prontos para atender à demanda sazonal.
E é por isso que trabalhar com um fornecedor que entende o ritmo do varejo natural garante mais do que reposição rápida. Oferece segurança para que você foque em criar uma experiência de compra para o seu cliente de forma mais assertiva e humanizada, fortalecendo o relacionamento com quem entra na sua loja.
A Vida em Grãos, uma das líderes do segmento, entrega tudo isso e muito mais. São diversas opções de chás e um atendimento que entende verdadeiramente as suas necessidades.
Tudo isso, é claro, com um controle de qualidade bem projetado.
Se você quer aproveitar o inverno para levar aos seus clientes chás que deixam essa estação ainda mais aconchegante, entre em contato com a Vida em Grãos agora mesmo e solicite seu orçamento.
Um bom fornecedor ajuda você a crescer de forma saudável e faz toda a diferença – não apenas na estação, mas durante o ano inteiro!