Se você tem ou gerencia uma loja de produtos naturais, já deve ter notado que o consumidor moderno está cada vez mais atualizado, em busca de novas opções de produtos que fazem sentido com seu estilo de vida; justamente por isso, o momento é tão promissor para a sua loja se posicionar e levar para o cliente o que ele procura, deixando seu negócio ainda mais atual.
Pensando nisso, a seguir, trouxemos cinco passos que você pode colocar em prática, com o objetivo de deixar seu negócio mais vivo, atual e alinhado com o que o público procura hoje.
Confira com a gente!
Sua loja de produtos naturais precisa mais do que estoque para seguir viva
Depois de abrir as portas todos os dias, é que começa o verdadeiro trabalho: manter a sua loja interessante para quem já compra e também para quem ainda não a conhece.
Para conquistar isso, é preciso acompanhar as mudanças no consumo, criar motivos para o cliente voltar e fazer com que cada visita pareça nova. Dessa forma, você cria um negócio que se renova e transmite esse ar de inovação – algo que o público, com certeza, percebe e valoriza bastante hoje em dia.
Não importa se a sua loja é pequena ou já atende a um grande número de clientes; existem passos que podem renovar a energia do negócio e manter a conexão com o público. Vamos a eles?
Passo 1: atualize o mix de produtos de acordo com as tendências
Hoje, os consumidores buscam opções que dialoguem com um estilo de vida saudável e responsável. Logo, o que está disponível nas prateleiras pode dizer muito sobre o que a sua loja acredita e apoia.
Veja o que você pode fazer para aproveitar essa relação:
- Inclua produtos orgânicos, veganos, integrais e livres de aditivos artificiais;
- Traga novidades que estejam em alta no “mundo” de alimentos naturais, como suplementos ou versões saudáveis de itens tradicionais desejados;
- Dê espaço para marcas que têm relação com o objetivo da sua loja, por exemplo, empresas regionais e menores que tenham boas histórias para contar e empresas maiores que entregam uma diversidade de produtos pra você.
Passo 2: construa um relacionamento verdadeiro com os seus clientes
Vender é importante, mas criar laços é o que garante a fidelidade de quem compra. Somente uma loja que conhece seus clientes de verdade sabe como oferecer experiências únicas. Para isso, você pode:
- Usar sistemas de CRM ou, ao menos, registrar o nome e as preferências de cada cliente. Dessa forma, você saberá quais produtos investir em seu estoque;
- Criar um programa de fidelidade que realmente traga benefícios úteis para os clientes;
- Enviar mensagens personalizadas com dicas, receitas e novidades (não se esqueça dos dias especiais, como datas de aniversário!).
Passo 3: valorize o propósito como um diferencial competitivo
O propósito é a alma do seu negócio. É ele que orienta as escolhas, cria identidade e o diferencia diante de tantos concorrentes no mercado.
Aqui estão alguns exemplos relacionados a isso que podem reforçar essa ideia de compatibilidade que você deve transmitir ao seu público:
- Incentive hábitos saudáveis, com dicas tanto na loja, via WhatsApp ou outras redes sociais da loja;
- Reduza impactos ambientais por meio de embalagens retornáveis ou recicláveis;
- Leve diferentes produtos sem glúten e lactose para os seus clientes, levando o diferencial que muitos que lidam com a intolerância à lactose e ao glúten procuram.
Passo 4: conte com fornecedores ágeis e confiáveis
Mesmo uma excelente vitrine perde força quando os produtos faltam. Isso comprova que ter fornecedores que entreguem com qualidade e no prazo é fundamental para manter sua loja funcionando sem suspensões no estoque ou surpresas desagradáveis.
Faça isso na hora de escolher o seu próximo parceiro:
- Prefira quem já tenha histórico de pontualidade e qualidade;
- Mantenha um diálogo constante para evitar possíveis rupturas;
- Procure parceiros que compartilhem dos mesmos valores da sua loja.
Passo 5: cuide da experiência de compra em todos os canais
Lembre-se de que a experiência começa muito antes de o cliente decidir comprar. Na loja física, por exemplo, ela engloba a organização, o atendimento e até o aroma e iluminação do ambiente.
Já na compra online, deve haver facilidade de navegação, fotos claras e fiéis, bem como em descrições completas. Para manter a excelência em ambos os cenários, vale investir em:
- Formas de pagamento variadas e, sobretudo, seguras;
- Entregas rápidas e bem embaladas;
- Pós-venda atencioso, que mantém contato e garante bons feedbacks.
Fidelizar é possível, mas, para isso acontecer, a jornada de compra deve ser positiva do início ao fim!
Vida em Grãos: suporte e evolução constante para a sua loja de produtos naturais!
Se você reparar bem, verá que manter uma loja viva exige acompanhar mudanças e entender o que o seu público, de fato, valoriza, com experiências marcantes e escolhas alinhadas ao propósito que move o seu negócio.
Os cinco passos que você conferiu aqui mostram que, com atenção aos detalhes e consistência nas ações, é totalmente possível transformar a percepção que as pessoas têm da sua loja e abrir espaço para um crescimento mais sustentável.
E é claro que, quando existe um parceiro que entende essas necessidades, tudo flui com mais facilidade. E a Vida em Grãos está aqui, pronta para ajudar você, oferecendo produtos de qualidade e suporte para que suas prateleiras estejam sempre atualizadas e conectadas ao público.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o nosso portfólio e acompanhe nosso Instagram para receber dicas, novidades e inspirações totalmente focadas no seu segmento. Você não vai deixar o sucesso esperando, vai?